CACAU

Pará é o maior produtor de cacau do Brasil

Hoje, o Pará produz uma média de 911 quilos de cacau por hectare, bem acima da média nacional que é de 500 quilos por hectare.

O cacau virou a menina dos olhos de agricultores, produtores e exportadores paraenses. Já são mais de 170 mil hectares de área de plantio de cacau no estado do Pará. Por ano são plantados cerca de sete mil novos hectares o que gera a expectativa de um aumento ainda maior na produção.

Hoje, o Pará produz uma média de 911 quilos de cacau por hectare, bem acima da média nacional que é de 500 quilos por hectare. O Estado da Bahia, segundo maior produtor do país, produz 250 quilos por hectare.

A capital do cacau hoje é Medicilândia, no oeste do Pará, distante cerca de 900km da capital paraense e que fica às margens da Rodovia Transamazônica. Com solo fértil e muito propício para a agricultura, o município hoje tem 36 mil hectares de lavoura de cacau. A cidade produz em média entre 1.000 e 1.060 quilos de amêndoas por hectare com alguns produtores conseguindo até 2.500 quilos.

Essa produção faz com que o cacau paraense ganhe destaque dentro e fora do Brasil. Responsável por 55% da produção de cacau do país, o Pará exporta amêndoas de cacau principalmente para países da Europa e da Ásia como Japão e França.

O cultivo do cacau abriu outra porta para produtores locais: a fabricação de chocolate totalmente paraense. A forma como a amêndoa do cacau é cultivada interfere diretamente no sabor do chocolate que é produzido e isso faz a diferente colocando o chocolate produzido no Pará como um dos melhores do Brasil.

Cada região que produz chocolate tem um sabor específico já que isso depende do tipo de solo em que o cacau é cultivado, as técnicas de manejo e processamento aplicadas pelos agricultores e o toque final do chocolateiro, que vai encerrar esse processo de produção do chocolate.

O processo é longo. Para virar chocolate a semente do cacau precisa ser fermentada, seca, torrada e prensada para virar manteiga ou massa de cacau. Por isso é importante a implantação e o fortalecimento de programas específicos para o cultivo do cacau, que podem gerar aumento nos investimentos e assim fazer com que o Estado e mantenha no ranking da produção nacional.

Para divulgar ainda mais a produção de cacau e chocolate paraense, produtores locais têm participado ativamente de eventos nacionais e internacionais de chocolate. O último deles foi a Chocolat São Paulo 2019, um festival internacional de chocolate e cacau que nessa edição foi realizado na capital Paulista. O Estado do Pará participou com 12 cacauicultores das cinco regiões produtoras de cacau e fabricantes de chocolate. O objetivo foi divulgar o Pará como maior produtor de cacau do país e como destino de negócios e turismo na Amazônia para atrair novos investimentos e alavancar ainda mais a produção do chocolate paraense.

Pessoas em dieta também podem enxergar o cacau como parceiro. 
Vamos citar 6 benefícios em consumir o cacau:

1 - Melhora de humor, ele tem o poder de aumentar a serotonina, que é o hormônio do bom humor. Ajudando a combater e melhorar a depressão e ansiedade.

2 - Ajuda no controle de inflamações já que é veirifcado uma boa quantidade de flavonóides e proteína C reativa no sangue.

3 - Ajuda no combate dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce, devido o alimento ser rico em antioxidantes, ganhando até mais do que o açaí.

4 - Rico em ferro ajuda no combate a anemia visto que esse alimento é um dos principais responsáveis pela produção de glóbulos vermelhos e também está ligado ao transporte de oxigênio no sangue.

5 - Tratamento de distúrbios neurodegenerativos – a presença de flavonóides no cacau demonstrou efeitos positivos no tratamento de enfermidades neurodegenerativas como o mal de alzheimer. Os resultados da pesquisa propõem que esses fitoquímicos dispõem de características sinérgicas, o que ajuda na redução do estresse oxidativo na mente, isso contribui para a prevenção de dano de células neuronais e atua protegendo a membrana dessas células.

6 - O alimento é rico em polifenóis, uma substância ligada à queima de gordura. Outra vantagem é a presença de fósforo, magnésio e cálcio, que colaboram para a formação de tecidos, ossos e nervos.

Comentários