Alimentação cardioprotetora!

Pacientes do HC degustam alimentos que evitam doenças cardíacas

Pacientes e acompanhantes da Clínica Cardiológica da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), em Belém, foram surpreendidos na manhã de quarta-feira (25) pela Ação de Educação Nutricional, realizada pela Equipe de Nutrição da instituição.

Pacientes e acompanhantes da Clínica Cardiológica da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), em Belém, foram surpreendidos na manhã de quarta-feira (25) pela Ação de Educação Nutricional, realizada pela Equipe de Nutrição da instituição. O objetivo foi informar e orientar sobre alimentação saudável e prevenção a doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos.

A ação proporcionou conhecimento sobre "alimentação cardioprotetora", formada por hábitos alimentares que controlam e previnem doenças cardíacas, divididos em quatro grupos: verde - inclui alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade; amarelo - alimentos de consumo moderado; azul - alimentos que devem ser consumidos em pequena quantidade, e vermelho, formado por alimentos que devem ser evitados. Após a explanação, os pacientes e acompanhantes participaram de um momento de degustação, que incluiu brigadeiro de biomassa, pão integral com ricota sem sal e geleia sem açúcar, e suco verde.
A programação, alusiva ao Dia do Coração - 29 de Setembro, começou no dia 25 e prosseguirá nos dias 26 e 27 (quinta e sexta-feira), com palestra, dinâmica e degustação de alimentos cardioprotetores. A ação faz parte do projeto de extensão “A Avaliação e Educação Nutricional dentro de um hospital escola: Intervenção Nutricional em pacientes hospitalizados com doenças crônicas não transmissíveis”, coordenado pelas nutricionistas Rosileide Torres, Aldair da Silva e Dalva Coutinho.

Comentários