ALIMENTAÇÃO

Semec promove a Semana do Açaí na Merenda Escolar

Em celebração ao Dia do Açaí, transcorrido em 5 de setembro, começou nesta segunda-feira, 16, a Semana do Açaí na Merenda Escolar. Mais de 70 mil alunos rede municipal participam da iniciativa, que é realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae).

A abertura da Semana do Açaí ocorreu na Escola Municipal Manuela Freitas, do bairro de São Brás. Além do rotineiro cardápio, os alunos saborearam açaí na merenda escolar. “Não tomo muito açaí na minha casa e aproveito essa oportunidade na merenda da escola”, disse Pâmela Barbosa, do 9º ano do ensino fundamental.

A programação especial segue até sexta-feira, 20, e chega a todas as escolas municipais. “Essa é a primeira vez que estamos realizando uma semana inteira de açaí nas escolas. O objetivo é proporcionar uma alimentação saudável aos alunos e destacar a nossa a cultura alimentar”, disse João Augusto Moraes, diretor da Fmae.

Com o objetivo de valorizar os cardápios regionais, a Prefeitura de Belém assume o compromisso de levar uma merenda saudável para as escolas do município. “Gosto muito de açaí, tomo sempre na minha casa e aproveito para tomar ainda mais na escola”, afirmou o aluno Edmo Alves, do 9º ano do fundamental.

De acordo com a nutricionista responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Carmem Brandão, os efeitos benéficos do açaí para a saúde são vários. “A fruta é rica em vitaminas do complexo B, C, além de ter muitos sais minerais, como o ferro, cálcio e potássio”, explicou.

As escolas municipais de Belém contam com o trabalho diário de 800 merendeiras que elaboram refeições para uma alimentação rica e balanceada, com alimentos naturais e proteicos, como carnes, frutas e hortaliças que são utilizadas todos os dias na merenda escolar, além dos alimentos preparados especificamente para alunos com necessidades alimentares especiais.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Comentários