REFEIÇÃO

Alimentação balanceada e nutritiva torna a rotina de estudantes mais saudável

As aulas do segundo semestre na rede pública municipal começam nesta quinta-feira, 1º, e as escolas voltarão à sua programação de oferecer refeições aos alunos da rede, incluindo café da manhã, almoço, jantar e lanche. Com o final das férias escolares, os pais começam a se preocupar com a rotina alimentar dos filhos. Além do material escolar, o consumo alimentar também é alvo de atenção para os que ficam em alerta com uma refeição mais saudável.

De acordo com Carmem Brandão, nutricionista responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), os pais precisam se preocupar com a rotina alimentar dos filhos para evitar longos períodos sem alimentação e incentivar o consumo dos alimentos oferecidos nas escolas.

“A merenda escolar proporciona ao aluno uma educação alimentar e nutricional, contribuindo na qualidade do aprendizado educacional e nas boas escolhas alimentares, que podem ser replicadas para a família. A dica é investir ao máximo em alimentação natural e evitar alimentos ultra processados”, explicou Carmem.

Cardápio - Para uma alimentação rica e balanceada, as escolas são abastecidas com alimentos naturais e proteicos, como carnes, frutas e hortaliças. Há também os alimentos preparados especificamente para alunos com necessidades alimentares especiais.

O investimento na alimentação escolar saudável levou o município, em 2017, à conquista dos três primeiros lugares da etapa regional do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar da Região Amazônica, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A merendeira Maria Cláudia Ferreira ganhou o primeiro lugar nesse concurso, representando a escola José Alves Cunha, do bairro do Tapanã, com uma receita de macarronada paraense. A repercussão da premiação foi tão grande que a merendeira também foi convidada para participar do reality show Super Merendeira, do canal TV Escola. “O segredo é ter o máximo de cuidado com a higiene dos alimentos e preparar tudo com muito amor e carinho”, disse Maria Cláudia.

Merendeiras - As escolas municipais de Belém contam com o trabalho diário de 800 merendeiras que elaboram refeições para cerca de 70 mil alunos da rede. As refeições são elaboradas por uma equipe de nutricionistas da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante do Município de Belém (FMAE) e contam com a avaliação do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE).

Mais de 70 mil alunos da rede municipal de ensino são beneficiados com os vários projetos de educação alimentar desenvolvidos nas escolas municipais geridas pela Prefeitura de Belém. (Foto: Alessandra Serrão/Comus)

Horta nas escolas - Outro destaque de alimentação saudável é o projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia, implantado em grande parte das escolas municipais e que melhorou a qualidade de vida dos alunos, buscando unir educação ambiental e alimentação saudável, por meio do cultivo de hortas nas escolas de Belém, ilhas e distritos.

O abastecimento das cozinhas escolares também conta com a parceria de programas de Agricultura Familiar, que fornecem alimentos hortifrúti aos alunos e promovem geração de emprego e renda aos trabalhadores do campo.

Confira algumas dicas sobre nutrição a seguir. São ações simples que contribuem para a educação alimentar e nutricional de toda família. Veja:

- Tomar o café da manhã ao acordar, devido ao longo período de jejum durante o sono;

- Incentivar o consumo da alimentação oferecida na escola em seu turno de aula;

- Dar preferência aos alimentos in natura - hortaliças e frutas regionais e da época;

- Evitar alimentos ultra processados, que são os passam por técnicas e processamentos com alta quantidade de sal, açúcar, gorduras, realçadores de sabor e texturizantes;

- Incentivar a reunião da família à mesa durante as refeições. Esse momento é de grande importância para a interação familiar, a troca de saberes, aprendizados e experiências do dia a dia;

- Quando possível levar os filhos à feira, para que obtenham conhecimento dos alimentos;

- Observar a higiene dos alimentos antes do consumo;

- Fazer uma experiência no lar com seus filhos para o aprendizado no preparo de refeições.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Comentários